A importância da identidade visual para seus negócios

A importância da identidade visual para seus negócios

Há várias maneiras pelas quais uma empresa pode se destacar no mercado de trabalho: pelo seu produto, seu atendimento ou estratégia de marketing. Mas sem dúvida alguma, um dos fatores mais importantes começa pela sua identidade visual. Ela abrange aspectos como o nome de uma empresa, o seu logotipo, as cores que são utilizadas, etc.

Conheça agora um pouco mais da importância da identidade visual de uma empresa e de como uma identidade bem planejada pode ser decisiva no sucesso do empreendimento em questão:

A importância da identidade visual
Em primeiro lugar, a imagem de uma empresa deve representar a realidade. Dito de outra forma, a imagem deve reproduzir os valores da empresa, tentar de alguma forma comunicar ao seu cliente como ela atua no mercado e de que forma o faz.

A identidade também apresenta um padrão para que outros profissionais saibam de que forma ela deve ser trabalhada em campanhas publicitárias e em outros veículos. Tudo isso forma um conjunto de coisas que procura estabelecer desde o princípio as intenções do empreendimento.

Primeiras impressões
Trabalhar com a imagem de uma empresa é como trabalhar com o ponto de vista do ser humano, é entender em que consistem as primeiras impressões das pessoas e moldar a sua imagem para que comuniquem os valores desejados para quem a vê. Pesquisas apontam que o primeiro contato que os clientes têm com a imagem de uma empresa influenciam profundamente em sua decisão de comprar produtos ou serviços dela.

Sendo assim, se uma empresa trabalha com valores humanos e não representa isso na imagem, usando as cores erradas, os símbolos errados etc., ela dificilmente irá atrair o tipo de público que deseja, mas antes outras pessoas que no fundo não têm interesse pelos serviços oferecidos por aquela determinada empresa.

Classificamos quais são os componentes da identidade visual de uma empresa. Confira:

- Primários
Esses são os aspectos fundamentais para que a comunicação seja efetiva. Entram aqui o logotipo, os símbolos e a própria marca.

- Secundários
Nesse quesito entram as cores que serão utilizadas na identidade visual da empresa. Compõem uma espécie de alfabeto de significados da imagem. As cores em geral recebem pouca atenção na criação da marca e é por isso que é bom contratar profissionais para a elaboração os aspectos secundários da imagem. Aqui entra também a tipografia. O tipo de letra utilizada comunica em grande parte o tom da empresa, se ela é mais séria, mais criativa ou mais da indústria do entretenimento, etc.

- Terciários
Nesse âmbito entram aspectos complementares da identidade como elementos de background, chamados de grafismo, assim como outros acessórios complementares.

Procure investir na identidade visual de sua empresa contratando um profissional da área. É um investimento certo e preciso na jornada de construir uma marca que seja forte no mercado.

Para saber mais, clique aqui, confira como é o nosso trabalho de identidade visual e conheça algumas marcas já criadas pela Certoweb. Temos a solução ideal para sua identidade visual.

Postado por Eduardo Lara
Compartilhe:

Confira mais posts