Como escolher o fornecedor do seu site

Como escolher o fornecedor do seu site

Fato: para se estabelecer, uma empresa precisa, hoje em dia, de um web site, tanto quanto empresas no passado precisavam de centrais telefônicas. Um web site é uma exposição pública da personalidade corporativa, representando tanto uma presença institucional como uma forma das pessoas conhecerem a empresa e seus produtos ou serviços. Quanto melhor o site da empresa, melhor sua percepção por parte do público, e quanto melhor a experiência de navegação e melhores os conteúdos, mais tempo o usuário passará visitando o site e maiores as chances da empresa converter a visita em negócios.

Com toda essa importância, o expertise para a construção de web sites tornou-se lugar comum nos tempos atuais. Entretanto, embora seja relativamente fácil contratar profissionais altamente qualificados em web design e codificação de sites, a demanda de serviços raramente justifica a manutenção de um trabalhador em tempo integral: normalmente existe um pico de trabalho na construção ou renovação do site e poucas demandas no restante do tempo.

Por esse motivo, tornou-se mais lógico a contratação de uma empresa especializada para a construção de um site. Esse tipo de empresa mantém os profissionais adequados trabalhando em regime de tempo integral, sempre com demanda de serviço proveniente das empresas que a contratam.

Embora seja aparentemente simples a contratação de uma empresa para o projeto e construção de um web site, devido à grande oferta, a tarefa é mais complexa do que aparenta. Quem já teve a experiência de contratar serviços de web design sabe o quanto as coisas podem ser difíceis e o resultado nem sempre satisfatório. Por isso, seguem algumas dicas para escolher um bom fornecedor para o seu web site:

Dicas úteis para contratar o fornecedor do seu web site:
- Veja exemplos de trabalho: conhecer trabalhos anteriores de seu fornecedor é sempre um excelente primeiro passo. Um bom fornecedor não irá hesitar em lhe mostrar amostras de sites que já tenha feito e, se não estiver contratualmente com seus clientes, irá inclusive lhe passar os links de sites feitos por ele que estejam no ar atualmente. Poder visualizar em primeira mão a qualidade do trabalho do seu fornecedor pode ser um importante ponto de decisão em sua escolha.

- Certifique-se de que conta com uma equipe altamente qualificada: a facilidade de se encontrar profissionais ávidos por trabalhar com web design não significa que seja fácil encontrar bons profissionais. Certifique-se de que o fornecedor de sua escolha conte com especialistas no assunto, de preferência que já tenham experiência trabalhando em equipe em projetos similares aos seus.

- Conheça os recursos e tecnologias empregados: embora o aspecto das ferramentas e tecnologias a serem empregadas não é o ponto central na escolha de um fornecedor, ele é muito importante. É imprescindível que seu fornecedor utilize tecnologias modernas e que se integrem bem com possíveis serviços e recursos que você possa desejar adicionar ao seu site no futuro – como uma plataforma de comércio eletrônico. Conheça também todos os recursos que seu fornecedor já pode lhe oferecer desde o início, seja na forma de opcionais, seja na de itens inclusos no serviço.

- Seu cliente em primeiro lugar: a usabilidade de um site é um dos pontos principais de seu sucesso. O site deve funcionar bem nos mais diversos navegadores e plataformas (PC, Mac, smartphones e tablets) e deve proporcionar ao usuário uma experiência simples e agradável ao mesmo tempo. Conheça a opinião de seu fornecedor sobre a usabilidade e veja como ele pode empregar sua experiência contribuindo ativamente com o sucesso de seu site.

- Facilidade de manutenção de conteúdo: conteúdo é tudo! Um site bem apresentado e com excelentes recursos de navegação pode fracassar se não tiver um bom conteúdo, e a falta de dinamismo desse conteúdo pode fazer com que seus clientes deixem de visitar seu site. Por outro lado, um site vivo, com conteúdo sempre atualizado, tende a chamar de volta seus usuários – e mesmo captar novos através de pesquisas na web. Para isso, é essencial que você conte com recursos que facilitem a inclusão de conteúdo. Catálogo atualizável de produtos, um blog e um canal de notícias são excelentes exemplos de ferramentas que tornam seu site mais dinâmico e atrativo.

- Certifique-se de poder acompanhar os resultados: na era da informação, você não pode fugir dela! Por isso, se você não puder acompanhar os resultados do seu web site, não tem como saber se ele está cumprindo seus objetivos ou não. Contar com ferramentas de análise (analytics), permite que você saiba quanto tempo seus usuários gastam em média em seu site e quais os conteúdos mais acessados. Um bom fornecedor não só irá lhe permitir coletar essas informações como irá também lhe dar acesso a ferramentas que permitam tirar proveito delas.
Esses são apenas alguns pontos, mas irão lhe auxiliar muito na escolha de um bom fornecedor. E como o produto é um web site, não deixe de avaliar o próprio web site de seu fornecedor! Ele irá lhe dizer muito do que esperar como resultado.

Para saber mais, navegue pelo nosso site e conheça nossos serviços. Estamos à disposição para ajudá-lo!

Postado por Eduardo Lara
Compartilhe:

Confira mais posts