O que é e como fazer geração de leads para faturar mais

O que é e como fazer geração de leads para faturar mais

Vamos entender, primeiro, o que é a palavra lead. Na área comercial, ela costuma, junto de outras palavras, classificar os possíveis clientes de uma empresa. Nesta classificação, lead é quem está mais próximo de ser um cliente seu. Vejamos abaixo as demais classificações e vai ficar mais fácil entender o conceito:

Suspect - Qualquer pessoa ou empresa sobre a qual você ainda não sabe se tem interesse ou potencial para ser seu cliente.
Prospect - Aquele que você já verificou que tem mesmo potencial para ser seu cliente. É deste termo que deriva a expressão "prospectar". Um prospect, portanto, deixa de ser apenas um suspect.
Lead - Este é o prospect que já demonstrou interesse em seus produtos ou serviços. É quem está mais próximo de ser seu cliente.
Cliente - Naturalmente, é quem já comprou seus produtos ou serviços.
Ex-cliente - Aquele que não utiliza mais as soluções que você oferece.

Agora que entendemos estas classificações, também fica fácil entender porque a chamada "Geração de Leads" é um dos principais desafios do marketing. Afinal, ter leads é o que vai fazer com que a área comercial de sua empresa sempre tenha chances de concretizar vendas.

E então, como gerar leads?

Com o advento da Internet e do chamado marketing digital, a geração de leads é uma tarefa que pode ser feita com investimentos bem mais acessíveis hoje em dia. A mecânica é relativamente simples. Vamos entendê-la abaixo, com a ordem em que o processo acontece:

1 - Oferta: Normalmente, algo que custa pouco para você, mas que é percebido como algo de grande valor pelos seus possíveis clientes. Pode ser um e-book, uma consulta grátis, cupons de desconto, ou demonstrações, entre outros.
2 - Call To Action (CTA ou Chamada Para Ação): Uma CTA pode se valer de texto, imagem e botões que convidem o interessado de modo a levá-lo para a Landing Page, que é onde os leads vão poder fazer o download da oferta.
3 - Landing Page: As páginas de destino, ou Landing Pages, diferentemente de páginas regulares do seu site, apresentam informações específicas sobre a Oferta. Leia mais a respeito neste artigo: O que é e para que serve uma landing page?
4 - Formulário: Você não tem como capturar leads sem um formulário. É o formulário que vai coletar informações de contato do lead em troca da oferta.

Deste ponto em diante começa o trabalho de validação e qualificação dos leads, para que possam ser trabalhados pela área de vendas.

Um exemplo desse processo de geração de leads você encontra aqui mesmo no site da Certoweb: logo abaixo você vê a Call To Action para a oferta de um guia gratuito que trata de "Como Atrair e Conquistar Clientes pela Internet".

Aliás, aproveite para baixar! Boa leitura e bons negócios!

Postado por Eduardo Lara
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