Características de um logotipo bem feito

Características de um logotipo bem feito

Como já comentamos no artigo "Vantagens de uma identidade visual profissional", o modo como uma marca é percebida afeta diretamente seu sucesso.
Então, reunimos aqui algumas características que não podem faltar ao investir na criação do seu logotipo:

O logo deve diferenciá-lo dos concorrentes:

Seu logotipo deve ser único. E para ajudar na tarefa, ele não necessariamente precisa representar o que você faz, desde que a simbologia empregada faça sentido. Por exemplo: o logotipo de uma das marcas mais valiosas do mundo, a Apple, é uma maçã. Uma maçã pode não parecer nada conectada ao mundo dos computadores, iphones, etc. Mas você logo percebe como a simbologia é super pertinente ao considerar que a maçã é o fruto da árvore do conhecimento...

Deve ser adaptável:

Ou seja, ele deve permitir a aplicação em diferentes mídias, sempre passando os mesmos conceitos. Ou seja, convém evitar detalhes, texturas ou degradês que não podem ser reproduzidos facilmente. Por exemplo: um degradê se perde em uma aplicação em baixo relevo.
Seu logotipo evoca os mesmos significados tanto em seu cartão quanto em seu anúncio? E em um material em preto e branco?

O logotipo deve ser adequado:

Sua marca precisa refletir valores e a cultura da sua empresa, bem como os de seu público alvo. Você não utilizaria uma abordagem de "diversão" em um logotipo para um escritório de advocacia, bem como não faria algo sério no design para um show infantil de TV, não é mesmo?
Neste ponto, lembre-se: tudo comunica algo. Então, não pode acontecer ao acaso a utilização de linhas, formas, cores e fontes.

Deve ser atemporal:

Quando bem feito, o design de um logotipo já prevê que ele deve atravessar eras sem precisar de modificação. Afinal, se você precisar modificar um logotipo, corre-se o risco de perder a identificação junto de quem já é cliente, demandando também mais investimentos para comunicar ao mercado sobre a mudança.
Mas é claro que, se seu logotipo atual não é adequado ou tem outros problemas, a mudança não só é válida como necessária.

Lembre-se que quem sabe utilizar os softwares gráficos (Illustrator, Corel Draw, etc.), não necessariamente entende de comunicação a ponto de poder fazer um logotipo que segue as dicas acima.

Se você está iniciando um empreendimento e ainda não escolheu o nome da sua futura marca, leia também:

"Como nomear seu empreendimento em tempos de Internet"

E então, preparado para ter um logotipo que você vai amar?

Ligue para a Certoweb no fone 47 3037 2552, utilize o formulário ao final desta página ou clique aqui.

Postado por Eduardo Lara
Compartilhe:

Confira mais posts