5 erros comuns de marketing na Internet e como evitá-los

5 erros comuns de marketing na Internet e como evitá-los

Cada vez mais executivos planejam destinar maiores investimentos em marketing online. Para evitar desperdícios, vamos ver 5 erros comuns de marketing digital e como evitá-los:

1 - Marketing tradicional e marketing digital não se conversam
Assim como quaisquer outros departamentos de uma organização deixam de contribuir com melhores resultados se trabalharem isolados, times de marketing também não podem ficar divididos.

O que fazer: "Derrube paredes" e faça com que as estratégias sejam interligadas. É muito difícil que uma marca, hoje em dia, possa se dar ao luxo de atuar com apenas uma das duas formas de marketing.

2 - Acelerar a implantação e esquecer da estratégia
Muitas empresas acabam esquecendo a visão quando "descobrem" o marketing digital. Ao descobrirem, escolhem às pressas produtos, tecnologias, sistemas ou fornecedores que acabam resolvendo problemas importantes (não raro até causando novos problemas). É bem comum acabar vendo só ao final de um trabalho que os consumidores mobile foram deixados em segundo plano ou que fatores chave de sucesso acabarão não podendo ser medidos.

O que fazer: Planejamentos devem passar por ajustes (é o Controle que permeia todo processo), mas o planejamento, em si, não deve ser abandonado. Com os objetivos e planos definidos, pesquise por soluções que vão alavancar as estratégias.

3 - Produzir conteúdo apenas para ter volume
Há marcas que postam e compartilham conteúdo apenas porque podem, mas esquecem de falar de acordo com os interesses do público alvo.

O que fazer: Lembre-se que a ideia não é produzir um fluxo sem fim de informações, mas ser relevante para manter o interesse e o engajamento do público. Pergunte-se: quais dores do seu cliente você está ajudando a curar?

4 - Pensar que se pode (e deve) medir tudo
O fato de que é incrivelmente mais fácil medir resultados do marketing digital não quer dizer que você deva se envolver com um mar de informações. Para a maior parte das empresas, a tela inicial do Google Analytics, por exemplo, já resolve quase todos os problemas.

O que fazer: dê um passo de cada vez. Priorize os fatores chave de sucesso que mais impactam nos resultados. Quando seu time dominar mais recursos, mais tecnologias e, com o crescimento da equipe, tiver mais tempo, aí sim você pode ir medindo e monitorando mais coisas. Lembre-se que a escada para o sucesso é justamente uma escada, não um elevador.

5 - Não ter uma cultura de marketing digital
Assim como muitas vezes acontece em implantação de sistemas, os diretores pecam na falta de apoio à adoção da nova ferramenta. Como consequência, o processo torna-se mais lento e problemático.

O que fazer: Como espera-se que os investimentos feitos em marketing digital, resultem em benefícios que se perpetuem no longo prazo, procure ter os executivos ao seu lado, para que o apoio aconteça a partir do topo em favor de estratégias unificadas, que beneficiam toda a organização.

Quando o concorrente está a apenas um clique de distância, convém minimizar as possibilidades de erros. Então, siga as dicas e sucesso!

Postado por Eduardo Lara
Compartilhe:

Confira mais posts