4 passos para profissionais de marketing gerarem leads usando automação

4 passos para profissionais de marketing gerarem leads usando automação

As marcas têm acesso a um volume de dados a analisar cada vez maior e, ao mesmo tempo, os consumidores têm cada vez mais opções de produtos e serviços. Isso pode tornar as estratégias de marketing cada vez mais complexas, mas nem tudo precisa ser difícil.

Mesmo que as especialidades que são demandadas da área de marketing sejam mais numerosas, nas quais se incluem social media, SEO, criação de conteúdo, conversão e e-mail marketing, o trabalho pode até ser facilitado através da automação de marketing.

Assim, somando-se aos esforços tradicionais, a geração de leads automatizada pode gerar resultados até mesmo com custo mais baixo.

Veja como fazer:

1 - Trabalhe em colaboração com o time de vendas
Alinhe com a área comercial qual o perfil de lead que está realmente pronto para ser abordado para uma venda. Isso já aumenta sensivelmente as oportunidades de vendas. Isso vai lhe ajudar a gerar o conteúdo certo a ser disponibilizado.

2 - Disponibilize o conteúdo
Além do que você já deve estar postando no blog da empresa, você pode ter um conteúdo útil para seu público disponível em uma landing page na qual as pessoas deixam dados de contato em troca do material. A partir daí, estamos prontos para o próximo passo.

3 - Envie mensagens pré-programadas de forma automática
Segmentando corretamente sua base de leads você pode criar campanhas direcionadas de mensagens que serão entregues a intervalos pré-determinados para quem baixou o conteúdo disponível na landing page, deixando o lead cada vez mais qualificado para a abordagem.

4 - Abordagem comercial
Idealmente, um conteúdo relevante e mensagens pré-configuradas já podem, por si só, fazerem com que o consumidor tome a iniciativa do contato com sua empresa. Contudo, principalmente no caso de vendas complexas (soluções sob medida, serviços, etc.), pode ser necessária uma abordagem do time de vendas. E neste momento, você vai ver como terá valido a pena ter trabalhado com automação, pois diferente de quando abordamos alguém de uma lista fria, o lead que já baixou um conteúdo útil e já recebeu algumas mensagens já conhece sua marca, já percebeu que você pode ajudar, e já está bem mais receptivo.

Assim, você vai ver que o percentual de fechamento de oportunidades vai ser drasticamente melhor, a um custo mais baixo, e o departamento de marketing terá números para mostrar a que veio.

Como você tem gerado leads? Você tem pelo menos parte do processo já automatizado?

Boas vendas!

Postado por Eduardo Lara
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