Falhas frequentes que atrapalham os resultados dos sites

Falhas frequentes que atrapalham os resultados dos sites

Seja por falta de conhecimento técnico ou falta de atenção, são muitos os fatores que podem levar um site a apresentar problemas.

Estas são as falhas mais frequentes e que servem de alerta para que você não deixe o desenvolvimento do seu site a cargo de qualquer fornecedor:

- Formatação de código imprópria
Identação inapropriada, espaços em branco e linhas inúteis são algumas das coisas que, por mais que seja algo visto apenas por outro desenvolvedor, acaba passando uma imagem nada profissional.

- Ignorar o SEO
Alguns desenvolvedores acham que o SEO (otimização para buscas) é algo com que apenas o marketing ou criadores de conteúdo devem se preocupar. E, na verdade, é algo que deve ser tratado desde o início do desenvolvimento, já que vai além de backlinks ou conteúdo.

- Esquecer do backup
A falta de backup não servirá de justificativa se o projeto tiver seu lançamento atrasado por conta de o desenvolvedor ter perdido o trabalho feito até então, não é mesmo?

- Comentar demais o código
É uma boa prática ter comentários que ajudam o desenvolvedor a lembrar variáveis e funções, por exemplo. Contudo, explicar o código já é demais. Deve-se utilizar os comentários apenas para documentação.

- Ignorar o padrão web
O World Wide Web Consortium (W3C) estabeleceu uma padronização que elimina discrepâncias e que permite que os sites funcionem corretamente nos mais diferentes dispositivos. E convém lembrar que seu site vai ser acessado de múltiplas formas.

- Não deixar o site rápido
O desenvolvedor pode ter uma Internet super rápida e acabar esquecendo nem todos são privilegiados. E pode acontecer, por exemplo, de uma imagem em alta resolução ser o motivo de um internauta abandonar o site em poucos segundos...

- Testar em apenas um navegador
Pode estar funcionando tudo perfeitamente no navegador preferido do desenvolvedor, mas deve-se lembrar que diversos outros navegadores (inclusive em versões mais antigas) podem ser utilizados pelos visitantes do site. E, ao encontrar algo que não funciona, o internauta associa a falha à imagem da empresa dona do site...

Viu como é importante escolher bem? Eliminando as falhas acima, seu site vai apresentar melhores resultados.

Seu site está facilitando seu trabalho e ajudando a atrair e conquistar mais clientes?

Postado por Eduardo Lara
Compartilhe:

Confira mais posts