Estratégias para facilitar o trabalho de escrever para o site ou blog

Estratégias para facilitar o trabalho de escrever para o site ou blog

Hoje em dia, quem quer ver seu empreendimento tendo cada vez mais sucesso acaba precisando ser encontrado com facilidade na Internet. Para isso, normalmente precisa-se escrever muito. Consequentemente, não há mais espaço para dizer algo como "odeio escrever", "não posso escrever", ou "não sei escrever". E o motivo é este: textos que descrevem bem seus produtos e serviços convertem mais clientes, e mais clientes encontrarão suas soluções quanto mais informação estiver disponível em seu site.

Vejamos, então, algumas estratégias que vão facilitar bastante o trabalho de escrever em seu site ou blog:

1 - Elimine a síndrome do "Eu não sou escritor"
Todo mundo tem o potencial para ser um escritor. Dizer o contrário a si mesmo não passa de uma desculpa vazia. Utilize a mesma energia que você vem utilizando para convencer a si mesmo de que você não é um bom escritor na direção contrária. Ou seja: diga a si mesmo que você é completamente capaz de escrever.

2 - Não espere por perfeição para começar a escrever
Se cada frase que você pensa em escrever não soar como uma invejável obra de arte, não se preocupe. Melhor que aguardar pelas palavras perfeitas é simplesmente começar a colocar palavras na página. Lembre-se que depois de concluir, você pode revisar o que escreveu. E se você não começar, você não saberá até onde pode chegar.

3 - Fale com você mesmo em voz alta
É bem mais fácil falar com um amigo do que escrever um texto (mesmo que a conversa seja sobre escrever o texto... hehehe). E já que, em uma conversa, é perfeitamente normal parar, corrigir e continuar a falar, permita-se a mesma liberdade no seu processo de escrita. E falar em voz alta vai ajudar a fazer as ideias fluírem.

4 - Mova palavras, frases e parágrafos pela página como pedaços de quebra-cabeças
Escrever em computadores nos trouxe esta facilidade: é fácil editar o texto. Assim, você pode encontrar com pouco esforço o caminho que vai fazer sua escrita fluir tranquilamente. E se o problema for ter ideias demais para colocar no papel, o mesmo truque vai ajudar a organizar as coisas. Lembre-se que você nem mesmo precisa "começar do começo". Seu texto pode até mesmo começar por uma ideia que depois fará parte do último parágrafo, já que você pode mover partes do texto livremente.

5 - Resuma o que você quer transmitir em poucas palavras
Se você definir de forma resumida a mensagem a ser transmitida, desenvolver um texto mais extenso em torno desta ideia central se torna bem mais fácil. Muitas vezes, a dificuldade em escrever surge pelo simples fato de que não temos claro para nós mesmos o que queremos transmitir.

6 - Tenha uma lista de fontes de referência
Mantenha anotados alguns outros sites e blogs que podem lhe servir de fonte de inspiração. Vale dar uma boa olhada antes de começar a escrever. Lembre-se que a ideia não é copiar. A intenção é inspirar-se. Também é útil ter definido o perfil do seu público alvo, quais as necessidades que este público quer suprir, e quais palavras chave convém utilizar.

7 - Elimine distrações
No momento em que você vai escrever, convém deixar de lado o celular e, se possível, também desative ou ignore notificações do computador.
Criar uma rotina para associar ao ato de escrever também é muito útil. Talvez você precise descobrir um dia da semana específico, ou um horário, ou um local propício para escrever.

8 - Estabeleça prazos
Já reparou que tudo o que planejamos colocando no papel nos leva ao crescimento? O simples ato de estipular um prazo para concluir algo parece colocar nosso subconsciente a trabalhar a nosso favor. Você pode até avisar amigos, familiares e colegas sobre prazos e combinar que eles lhe "cobrem" pelo prazo.

Se o seu site tiver uma área de notícias, dicas, artigos ou novidades, por exemplo, seu negócio fica mais atrativo, e cada nova postagem será uma nova oportunidade de ser encontrado.
Siga estas dicas e logo você perceberá que é fácil manter seu site atualizado.

Postado por Eduardo Lara
Compartilhe:

Confira mais posts