Vai fazer ou refazer seu site? Comece com estas 5 perguntas:

Vai fazer ou refazer seu site? Comece com estas 5 perguntas:

Quando você faz as perguntas certas você economiza tempo e dinheiro, além de evitar frustrações.
Aqui estão as questões mais importantes a serem respondidas:

1 - Qual é o objetivo do novo site?
Convém pensar estrategicamente sobre os resultados esperados a partir do site. Você quer que as pessoas comprem online? Que elas lhe contatem através de algum formulário? Que se inscrevam em alguma newsletter?
Quanto mais claras as ações que você quer que internauta tome, mais fácil será montar a estrutura do seu site.

2 - Se você já tem site, o que funciona e o que não funciona atualmente?
Verifique o que você quer manter e o que pode ser cortado. Você ouve reclamações ou pode tirar algum insight do Google Analytics?
Tomar decisões a partir de dados podem ajudar bastante também neste momento de redesign, já que olhar para a própria marca pode fazer com que não sejamos objetivos.

3 - Quais são os itens que você precisa ter e os que você gostaria de ter?
É bem importante separar uma coisa da outra. Muitas vezes, gostaríamos de ter itens e funcionalidades no site que encarecem o projeto, demandam mais tempo de desenvolvimento, mas que não contribuem consideravelmente para melhores resultados. Por outro lado, certas coisas não podem ficar para um segundo momento. Então, prefira investir em qualidade, e lembre-se que você pode incluir novos itens e funcionalidades no seu site com o tempo.

4 - Devo ter um gerenciador de conteúdo (CMS)?
Aqui vamos facilitar respondendo por você: é claro que você deve ter um gerenciador de conteúdo.
Um sistema de gerenciamento do conteúdo do seu site lhe permitirá gerenciar todas as informações do site (textos, fotos e vídeos). Há ferramentas prontas no mercado, como o famoso Wordpress, por exemplo, mas procure conhecer também soluções personalizadas, que podem tornar a tarefa de alimentar o site ainda mais intuitiva, mais segura e livre de erros.

5 - Fazer o site internamente ou terceirizar?
Talvez você até tenha uma equipe que poderia cuidar de tudo o que envolve a criação de um site, mas onde é melhor alocar seus colaboradores? Este artigo pode ajudá-lo a avaliar melhor: A presença digital da minha empresa deve ter gestão interna ou terceirizada?

Você já passou por este processo de criar ou refazer um site? Como foi? Que lições você aprendeu?
Gostaríamos de saber das suas experiências. Entre em contato conosco!

Postado por Eduardo Lara
Compartilhe:

Confira mais posts