7 pecados mortais de webdesign que seu site pode estar cometendo

7 pecados mortais de webdesign que seu site pode estar cometendo

Nada mais normal do que as pessoas terem diferentes opiniões em relação ao que é mais bonito ou adequado em relação ao design. Contudo, independentemente das preferências, há uma série de princípios que já foram testados e que contribuem para melhores resultados.

E assim como acontece com alguns logotipos e anúncios, muitos sites acabam sendo feitos sem que os princípios básicos sejam seguidos. Consequentemente, algo que deveria servir para agregar valor e converter mais clientes, acaba trabalhando contra as marcas.

Para ajudar sua marca a não ser uma "pecadora", confira a lista abaixo:

7 pecados mortais de webdesign que seu site pode estar cometendo


Pecado nº 1 - Querer dar destaque para tudo na página inicial

A página inicial é onde o internauta permanece por menos tempo em qualquer site. Claro que isso não quer dizer que a página inicial pode ser feita de qualquer forma, mas prefira chamar atenção para o que é mais importante.


Pecado nº 2 - Fontes muito pequenas

Talvez o motivo de encontrarmos sites com fontes muito pequenas seja o fato de querer dar a impressão de que o volume de texto a ser lido é menor. Neste caso, lembre-se que melhor que tentar reduzir a fonte, é ser objetivo, e facilitar a leitura criando pontos de atenção, como tópicos em destaque, por exemplo.


Pecado nº 3 - Fontes de baixo contraste

Pode ter acontecido de você ter evitado o pecado anterior, mas talvez você tenha deixado a cor da fonte muito parecido com o da cor de fundo. Ou talvez tenha utilizado qualquer combinação de cores que deixe a visualização do texto mais difícil. Pense neste exemplo: livros usam fontes escuras sobre um papel claro por um motivo...


Pecado nº 4 - Espaço entre linhas muito pequeno ou muito grande

Muitas vezes, não por maldade, mas por falta de conhecimento, o tamanho da fonte e o contraste foram bem escolhidos, mas o espaçamento faz as linhas aparecerem amontoadas ou afastadas demais. A boa notícia é que um bom webdesigner vai escolher o espaçamento perfeito para também causar uma boa impressão e facilitar a leitura.


Pecado nº 5 - Linhas de texto muito longas

Outro erro comum é o de ter linhas muito extensas, que deixam de ser convidativas para a leitura. Quando estamos falando de leitura online devemos nos preocupar ainda mais em oferecer uma experiência agradável. Então, convém não exagerar na quantidade de caracteres por linha.


Pecado nº 6 - Pouco destaque para as Call To Action

Botões e chamadas como "Compre agora", "Solicite sua amostra grátis", etc., não podem passar despercebidos. Então, da mesma forma como devemos cuidar do contraste das fontes, devemos também nos preocupar em chamar a atenção da maneira correta, dando boa leitura em relação ao plano de fundo.


Pecado nº 7 - Violação de princípios básicos de design

Os internautas estão habituados a encontrar certas coisas em certos lugares de um site. Por isso, cuidado com a criatividade excessiva, que peca pela falta de adequação. Caso contrário, você vai confundir o internauta e fazê-lo desistir do seu site. Procure manter o logotipo e a tagline no topo à esquerda, coloque menu na parte superior, tenha uma página "Sobre a empresa" e uma página de contato.
Além disso, há uma série de questões relacionadas à direção de arte (uso de cores, formas, tipografias, etc.), que farão com que seu site tenha um bom design.

E fique tranquilo: mesmo que você não entenda nada de design ou da área web, escolhendo um bom fornecedor o designer já vai fazer tudo para que estes "pecados" não sejam cometidos em seu site.

Postado por Eduardo Lara
Compartilhe:

Confira mais posts